CIDADES · 25/05/2025
Ourives de Cristalina destaca força da produção artesanal e papel da associação na geração de renda

MIriam Barbosa
Por Hemerson Joca
Cristalina (GO)
Durante participação no III seminário de turismo regional em Alto Pariso, o artesão e ourives Paulo César Prado, natural de Cristalina, compartilhou um pouco de sua trajetória e destacou a importância da Associação dos Artesãos de Cristalina como ferramenta de fortalecimento da economia local e geração de emprego e renda.
“Sou a segunda geração na minha família. Aprendi com meu pai e hoje continuo esse legado na arte joalheira”, afirmou Paulo. Com mais de 15 anos dedicados exclusivamente ao ofício, ele mantém um ateliê próprio e comercializa suas peças por meio da associação e também pelas redes sociais, como Instagram (@paulo.cesar.prado).
Segundo o artesão, a associação conta atualmente com cerca de 40 associados, entre ourives, lapidários, produtores de artesanato em arame.
“Nós estamos tentando agregar o máximo de pessoas. Hoje até garimpeiros fazem parte da associação, porque é uma forma de fortalecer o setor”, explicou.
Para Paulo César, o papel da associação foi essencial não apenas para escoar a produção, mas também para profissionalizar a venda dos artesãos locais.
“Quando comecei, eu sabia produzir, mas não tinha o tato da venda. A associação me ajudou muito. Levava minhas peças para feiras em Goiânia, Recife, e assim fui ganhando espaço e vendo o negócio dar certo.”
Além da valorização cultural, a associação se tornou um importante pilar na geração de renda e inclusão produtiva em Cristalina, ajudando artesãos a comercializar seus trabalhos e a acessar mercados fora do município.
Tags: #CristalinaGO #ArtesanatoGoiano #Ourivesaria #EconomiaCriativa #JoalheriaArtesanal #ArtesãoGoiano #TurismoDeExperiência #FeitoÀMão #AssociaçãoDeArtesãos #EmpreendedorismoCriativo #CulturaGoiana #TurismoGoiás #TrabalhoManual #GarimpoLegal #Ar
Leia também




.jpg)


